Biografia
Biografia
Adiel Silva Santos – mais conhecido como “Carteiro Poeta”, nasceu no dia 8 de novembro de 1958. Morou por 27 anos na Rua Waldir Meirelles, no Morro da Gurigica de Fora, hoje bairro Nossa Senhora da Consolação, em Vitória, Estado do Espírito Santo. “Nasci e me criei na Ilha do Mel”, segundo faz questão de frisar Adiel, se referindo a Guananira, como era chamada a ilha de Vitória pelos índios antes da chegada dos portugueses. Reside há 33 anos no Bairro Pedro Feu Rosa, no Município da Serra, na Grande Vitória, sendo um de seus primeiros moradores. Já escreveu 6 livros e trabalha na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos como “carteiro” há 32 anos.
Escritor, poeta, contista, cronista, articulista, compositor efetivo da Ala de Compositores da Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra, do Rio de Janeiro desde 2005, é também ex-colaborador do Portal Nacional SRZD-Carnaval do jornalista Sidney Rezende onde escrevia sobre o carnaval capixaba, colaborador do Jornal A Gazeta-ES onde escreve quando convidado sobre carnaval na coluna Opinião, diretor de carnaval e harmonia de escola de samba, e ainda comentarista de carnaval convidado da Rádio Espírito Santo de Vitória desde 2010 e ex- secretário geral da Liga Espirito-Santense das escolas de Samba nos anos de 2006 e 2007.
Atuo no carnaval desde 1976 e já fui diretor de carnaval, harmonia e comunicação das seguintes agremiações capixaba que existem até os dias de hoje: Pega no Samba, Unidos da Piedade, Independentes de São Torquato, Rosas de Ouro, Tradição Serrana e Novo Império. Também em agremiações extintas: Amigos da Gurigica, Mocidade da Praia, Unidos da Penha e Acadêmicos de Monte Belo.
O Carteiro Poeta Sambista- já escreveu e publicou com recursos próprios cinco livros com recursos próprios e um com apoio de uma lei de incentivo a cultura.
Está escrevendo o seu sétimo livro.