NOTA DE FALECIMENTO MESTRE CABRAL

Faleceu hoje próximo ás 14 horas no centro de Vitória, o maior e mais antigo mestre de capoeira e ativista negro do estado.

Alcebíades Cabral, ou “Mestre Cabral”, ou simplesmente “Cabral Negrão”, a mais de 40 anos, preservava o que aprendera através dos discípulos mais antigos de Mestre Pastinha, precursor da capoeira Angola no Brasil.

Fundador da Associação Cultural Gangazumba, formou centenas de mestres, professores e instrutores de capoeira no país, principalmente no Espírito Santo, terra que ele tanto amava. Meste Cabral é a maior referência sobre a capoeira Angola do Espírito Santo, ativista negro, e sambista nato.

Amante da MUG – Mocidade Unida da Glória, amigo da Unidos de Jucutuquara, e árduo defensor das escolas de Samba da Serra, a Rosas de Ouro e a Tradição Serrana por sua amizade de anos com o saudoso “Mário do Pega”. As escolas que ele prestigiava com seu sorriso contagiante, além de sua amizade com todos os presidentes das escolas de samba da Grande Vitória, locais aonde ele deu aulas, e militou em defesa da cultura afro brasileira.

Ativista político desde o primeiro governo afro-brasileiro no Espírito Santo, na gestão do também saudoso Albuino Cunha Azeredo, fora candidato a vereador e a deputado estadual e federal pelo estado, ficando como suplente pelo antigo PR nas últimas eleições majoritárias.

Os barimbais e os atabaques do Espírito Santo se calam, e nos resta manter viva a luta e a memória de nosso Mestre.

Descanse em paz guerreiro, que estaremos por aqui mantendo o legado deixado por você!

Yê a nosso Mestre Cabral

Eryk Heeyzer de Vaz Braga

Diretor Presidente do Instituto Procode

Whatsapp Business: +55 27 996279288

CPF/RFB/MF: 009.842.547-14

Adiel Carteiro Poeta

Editor do site Carteiro Poeta

Postado por Adiel Carteiro Poeta

 

 

 

Pin It on Pinterest

Share This